sábado, 9 de julho de 2011

Rolling Stones - 1

london-bridge-1680x1050

Mais um treino classificatório e mais uma vez a Red Bull está lá toda pimpona na primeira fila… Apenas a ordem dos pilotos na Pole é que mudou, o canguru que sempre gostou da pista inglesa e está andando bem em todos os treinos cravou a segunda pole dele no ano.

Logo atrás e muito perto temos o Tião Alemão mostrando que se esta mudança(s) idiotas da regra sobre o difusor aquecido afetou o carro, não foi tudo o que esperavam. Na Alemanha a ideia é fazer a Red Bull treinar com pneus de chuva no seco para equilibrar as coisas, visto que já está pensando em desistir de controlar o difusor aquecido devido à revolta gerada com falta de critérios e que nada acrescenta ao espetáculo. Dá pra ver que a CBA tem onde aprender a fazer lambança.

E falaram tanto no difusor que segue uma boa explicação de como ele funciona: (Aprende RGT)

DIfusor Aquecido

Uma coisa é certa, o golpe atingiu em cheio a Renault que apesar de começar bem, já estava ladeira abaixo. Com isso a Sauber e a Force India que estão mostrando uma boa regularidade já se colocam a frente dos seus carros. Outra que se perdeu foi a McLaren que está ficando cada vez mais longe, inclusive da Ferrari.

Quanto a Massa, o de sempre, vai melhor que Alonso nos 35 treinos livres, Q1 e Q2, mas quando é para valer no Q3 e na corrida, tá lá o Espanhol na frente dele (e não foi pouco não). Rubinho, coitado, brigando para chegar ao Q1 e Maldonado crava a 3 classificação dele nesta fase do treino este ano.

Corrida complicada de fazer prognóstico, pois além do fato da mudança do regulamento que pode não ter afetado em uma volta rápida a Red Bull, mas na corrida são outros quinhentos. Acredito que a corrida não será tranquila, visto que a Ferrari sempre melhora o ritmo no domingo e já está muito próxima, adicionalmente temos o tempo na Inglaterra que é muito instável.

Se o clima ficar mudando como hoje será uma corrida divertida de assistir.

domingo, 26 de junho de 2011

Paella

 

European-Grand-Prix-Valencia-2011

Bem amigos…. E não foi desta vez que tivemos uma corrida emocionante no circuito de artificial de Valencia… Não consegue ser emocionante como o Canadá e está longe do glamour de Mônaco.

A FIA bem que tentou mexer os pauzinhos e tirar a vantagem da Red-Bull criando uma regra mequetrefe apenas para esta corrida, forçando os pilotos a largarem com o mapeamento do motor que fizerem a classificação. Com isso queria cercar a suspeita que a Red-Bull mexia no funcionamento do motor entre a classificação (Mais potente) e o de corrida (Mais durável), bem claramente isso não funcionou, pois na minha opinião o Vettel fez a volta da Pole com o mapeamento de classificação e aquela volta final sem marcar tempo ele fez com o mapeamento de corrida… Eureka!

A corrida foi a primeira do ano muito chata, sem brigas erros e sequer abandonos (3 corrida na história que isso acontece). Nem o DRS e o KERS ajudaram os pilotos a efetuarem ultrapassagens.

Alonso chegou em segundo mostrando a evolução (mesmo que lenta) da Ferrari e Webber fechou o pódio. Com relação as Mclarens, parece que a artilharia da FIA sobre a Red–Bull acertou em cheio os ingleses, pois a cada corrida estão ficando mais distantes da ponta nas corridas.

Com a vitória de hoje, Vettel chegou a 16 na carreira, ultrapassando Lewis Hamilton e igualando a marca de Stirling Moss.

Vettel

Espero que a mudança das regras para Silverstone (apesar de não concordar com isso) crie um pouco mais de emoção nas corridas, mesmo que seja no pelotão do meio.

sábado, 11 de junho de 2011

Maples - 1

E o Vettel conseguiu sua 23 pole na carreira e sexta neste ano, um fenomeno. Tem grande chance de vencer mais uma, pois está com a maré de sorte a favor, o carro é bom e ele mesmo está pilotando muito.
Logo atrás a Ferrari finalmente se encontrou em um treino, e justamente onde o carro não faz tanta diferença, devido as grandes retas e diversas curvas de baixa. Alonso e Massa estão praticamente empatados e isso é muito bom para o Massa que precisa voltar acreditar em si mesmo. Melhor chance do ano até agora para a Ferrari vencer uma corrida.

Webber se classificou em 4 tomando quase 0,5 segundo do Vettel, mostrando que deve seguir o mesmo caminho do Schumacher.... A aposentadoria no fim do ano. Apesar de estar sem o KERS e há grande chance de ter efetuado o treino com tanque cheio, torcendo para chover na corrida.

De resto, tudo dentro da normalidade com as McLarens e as Mercedes vindo logo atrás....

Agora gostaria de saber pra que serve a regra dos 107%? Já que em Mônaco a Hispania foi autorizada a correr mesmo sem tempo e hoje a Virgin (que está pior que a Hispania, devido ao valor investido) com o D'Ambrosio também irá correr, mesmo fica do acima dos 107%