quinta-feira, 21 de março de 2013
Astronautas de pijamas
domingo, 17 de março de 2013
3 Fosters, please
Um ponto que gerouy discussão no twitter durante a prova foi a estratégia diferente para os pilotos da Ferrari. Levantando a velha dúvida de favorecimento ao espanhol por parte da pachecada tupiniquim.
Naquele momento da corrida Massa estava a frente do Alonso, inclusive o segurando muito bem de maneira limpa contundente. Quando na janela do 2 pit-stop o Espanhol, que lê a corrida como poucos, percebeu que poderia levar vantagem caso antecipasse sua parada e voltasse com os pneus mais novos antes de Massa e Sutil (não imagino que ele considerou a posição do Vettel).
Vejam, isso é uma decsão do piloto com seu engenheiro de equipe e tras riscos, pois o Alonso poderia voltar encaixotado e o tiro sairia pela culatra, e para funcionar a equipe e ele deveriam trabalhar em sincronia e as voltas de retorno deveriam ser muito rápidas. Estas decisões não se tomam em 30s… Já estava sendo avaliada a pelo menos 2 voltas para que o engenheiro pudesse ter certeza que a pista estaria livre na volta dos boxes.
Como todos sabem, funcionou tão bem que ele ganhou inclusive a posição do Vettel e terminou em 2 segundo porque o Kimi surpreendeu a todos.
Massa seguiu a estratégia padrão e ainda por cima ficu atras do Sutil por um bom tempo. A prova de que não houve favorecimento é a lista dos tempos de parada de cada piloto. Atentem para as 2 paradas mais rápidas da prova:
Piloto | Volta | Tempo |
Massa | 23 | 21,5 |
Massa | 36 | 21,5 |
Vettel | 37 | 21,5 |
Button | 37 | 21,5 |
Webber | 38 | 21,5 |
Alonso | 20 | 21,6 |
Massa | 8 | 21,7 |
Alonso | 9 | 21,7 |
Webber | 18 | 21,7 |
Alonso | 39 | 21,7 |
Perez | 41 | 21,7 |
Hamilton | 42 | 21,7 |
Vettel | 7 | 21,8 |
Perez | 23 | 22 |
Pic | 23 | 22 |
Hamilton | 31 | 22 |
Hamilton | 13 | 22,1 |
Grosjean | 19 | 22,1 |
Kimi | 34 | 22,1 |
Button | 4 | 22,2 |
Grosjean | 5 | 22,2 |
Bottas | 6 | 22,2 |
Rosberg | 14 | 22,2 |
Gutierrez | 5 | 22,3 |
Gutierrez | 27 | 22,3 |
Grosjean | 37 | 22,5 |
Sutil | 21 | 22,6 |
Bianchi | 50 | 22,6 |
Kimi | 9 | 22,7 |
Vettel | 21 | 22,7 |
Sutil | 46 | 22,7 |
Chilton | 34 | 22,9 |
Resta | 8 | 23 |
Vergne | 9 | 23 |
Maldonado | 10 | 23 |
Resta | 33 | 23 |
Vergne | 44 | 23,1 |
Bottas | 24 | 23,2 |
Pic | 8 | 23,3 |
Bianchi | 9 | 23,3 |
Bianchi | 27 | 23,3 |
Ricciardo | 15 | 23,4 |
Button | 20 | 23,5 |
Pic | 33 | 23,5 |
Perez | 16 | 23,6 |
Garde | 16 | 23,8 |
Garde | 34 | 23,9 |
Bottas | 40 | 24 |
Garde | 7 | 24,1 |
Ricciardo | 30 | 24,1 |
Webber | 5 | 24,2 |
Vergne | 24 | 24,6 |
Chilton | 19 | 30,8 |
Chilton | 6 | 36,5 |
Se o Massa recuperar o arrojo além da velocidade que retornou, será novamente o piloto que disputou o título em 2008.
2 Fosters, please
Depois da inusitada classificação ocorrida horas antes no circuito do Parque Alberto as apostas estavam todas voltadas para mais um passeio do tri-campeão Sebastian Vettel sendo compoiado por Alonso e Hamilton. O que eles não contavam era com a a astúcia do piloto que sabe o que está fazendo… O finlandês da Lotus, Kimi Raikkonen, foi o grande vencedor da corrida, mesmo largando da 7º posição.
Ele mostrou que era candidato à vitoria quando logo no começo passou o Hamilton por fora evitando assim perder tempo, visto que a Mercedes já começava a ficar afastada do pelotão da frente. Na minha opinião ganhou a corrida ali… Decidido e arrojado não deu chance para o Hamilton saber o que estava acontecendo e com a pista livre mostrou um ritmo consistente e, de forma consciente, preservou pneus alongando seu primeiro stint e eliminando um pit stop de diferença com relação a seus rivais.
Alonso, Sutil e Massa fizeram excelente corrida também. Sutil foi um dos unicos que largou com pneu médio e no meio da prova apareceu em primeiro e mais importante, com um ritmo forte consistente a ponto de manter a ponta com os pneus gastos enquanto o Vettel vinha logo atras com pneus novos. Alonso mostrou que durante a prova consegue ler a corrida como poucos e vendo que as ultrapassagens estavam difícies antecipou sua segunda parada e jantou Massa, Sutil e Vettel.
Massa mostrou que realmente é um outro piloto. Em 2012 tomou uma luneta de 1s na classificação do Alonso e este ano ficou 0,003s à frente. Vale lembrar que já são 3 corridas que Massa se classifica melhor que o espanhol e a ultima vez que isso aconteceu foi em 2008 quando o Hamilton colocou ele no bolso por 4 corridas. Mas diferente de Alonso, ele peca em ritmo e arrojo; enquanto Kimi partiu para cima do Hamilton, assim como Alonso, Massa ficou preso atrás do Sutil por um bom tempo e isso custou o pódio a ele.
Quanto aos outros pilotos, seguem os pitacos:
Vettel: Foi o grande perdedor! Se em volta lança a Red Bull fez um foguete, graça aos deuses do automobilismo o carro come mais borracha que todas as outras, prejudicando o ritmo de corrida do alemão.
Webber: Como pode estar na Red Bull e o Kobayashi fora da F1 este ano?
Button: Deve estar limpando o carro de 2012 neste momento para usa-lo na Malasia, pois o carro é uma bomba. Está atrás inclusive da Force India.
Perez: Piloto mediano + carro bomba = 11 posição
Willians: Ganhou uma corrida em 2012, mas o carro andou para traz Maldonado chamou o carro de “indirigível”.
Caterham: Está sentindo na pele que $$$ sem talento e experiencia não ajudam muito. Trocou 2 pilotos experientes que levaram a equipe a ser a melhor das nanicas por 2 pagantes ruins e o resultado é que virou a nova Hispania.
Biachi: Merece menção o fato de colocado uma luneta em todos os outros pilotos das nanicas e conseguiu fazer a 11ª melhor volta da prova. Melhor estreante, já que os outros provaram ter apenas o $$$ e nenhum talento.
Assim terminou o GP da Austrália: