domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fórmula Quack ou Ornitorrinco - E20

E hoje, pleno domingo de sol (em São Paulo, pelo menos) a Toleman / Benneton / Renault / Lotus lançou seu carro para a temporada de 2012 com um vídeo bem legal (link) e para facilitar o batismo, colocaram o “E” de Enstone, seguido do 20 para indicar que é o vigésimo bólido que sai desta fábrica na Inglaterra.

E como todas as outras, menos a McLaren que quis ser diferente, o E20 também tem o dito do degrau no bico.

E20-1

E20-2

Vale notar que o degrau é bem menor que o demonstrado pela Ferrari no F2012, degrau este que está usando para que as equipes se adequem a regra que determina que os bicos tenham uma altura máxima de 55 centímetros em relação ao solo, por questões de segurança, pois em caso de colisões em “T” com a altura em que os bicos estavam, era possível que estes acertassem a cabeça de um piloto. Com regra atual, agora o bico do carro bateria na lateral do cockpit.

Agora o mistério é porque todos escolheram este degrau, visto que antigamente os bicos eram bem mais baixos como a McLaren MP4-22 de 2007 e que acho que serviu de inspiração para que a turma de Woking neste ano de 2012.

vodafone_mclaren_mp4-22_f1_car_2007

Abaixo uma comparação entre o MP4-27 e a F2012:

bicos 2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bico de Pato

Ééé.... E a revolução da McLaren vai ser não usar o Bico de Pato este ano, e que deixa os carros muito estranhos.

A Ferrari e a Force Índia lançaram seus carros agora pouco e ambos seguem o desenho mostrado no Caterham.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Revolucionário?? Onde?

A McLaren lançou seu revolucionário carro para a temporada de 2012...

Olhando com o olho clínico e altamente especializado de um especialista em aerodinâmica (só que ao contrário), dá para notar que que eles irão remar contra a maré, pois o bico do carro não tem o degrau que foi visto no lançamento da Caterham e que dizem os especialistas, será a tônica dos carros deste ano devido ao novo regulamento.

Bico de Pato da Caterham






















    McLaren  sem o bico

Agora, o que ficou estranho foi a comparação entre os carros de 2010, 2011 e 2012 que mostra que as soluções do ano passado como a carenagem em U foram abandonadas e o novo carro é muito parecido com o de 2010, o que vai um pouco contra o discurso propagado de que iriam trabalhar no limiar do regulamento.

E o carro nem é preto.....