segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
F1-2011 | Resumo da temporada
domingo, 26 de fevereiro de 2012
F1-2012–Os carros
A temporada de F1 de 2012 está prestes a começar em 18 de março, com o GP da Austrália, e após 2 treinos (em Jerez e em Barcelona) já podemos visualizar como serão os carros deste ano, apesar de faltarem ainda os lançamentos da Marussia e da HRT, mas estas se não lançarem ninguém vai sentir falta.
O que se pode notar é que tirando a McLaren (e talvez a Marussia – Parceira técnica da McLaren e a HRT – Falta de grana mesmo), todos apostaram no bico de ornitorrinco para solucionar a questão do regulamento que determina a altura máxima do bico em 55cm do solo.
Pontos que me chamaram a atenção:
- O bico da Ferrari é muito curto ao contrário da Sauber que tem o bico longo e chato
- Ao contrário das outras soluções de Ornitorrinco o da RedBull não fica fino após o degrau e possui um cunha bem no final do bico.
- A tampo do motor da Sauber é a mais cheia de ondas, diferente da Wililiams que tem uma bem curta, terminando logo após o logo da PDVSA
- A Ferrari parece feita de Lego… (alias procurem o desenho do Lego Ferrari, até bico ornitorrinco tem…)
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
F1-2012 | Pneus
E lá vamos nós para o segundo ano da Pirelli como fornecedora exclusiva da F1. Em 2011 eles aceitaram o desafio de criarem pneus que se desgastassem mais rápido para gerar um contraponto aos pneus de rocha da Bridgestone usado até 2012, e o fizeram muito bem não deixando que isso se revertesse em marketing negativo para a Empresa.
Para 2012 a marca já anunciou que houveram mudanças nos pneus e apresentou 2 vídeos bem legais. O primeiro é uma breve história da sua participação na F1 (vale a pena) e o segundo é a apresentação dos pneus de 2012.
Aproveitem:
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Fórmula Quack ou Ornitorrinco - E20
E hoje, pleno domingo de sol (em São Paulo, pelo menos) a Toleman / Benneton / Renault / Lotus lançou seu carro para a temporada de 2012 com um vídeo bem legal (link) e para facilitar o batismo, colocaram o “E” de Enstone, seguido do 20 para indicar que é o vigésimo bólido que sai desta fábrica na Inglaterra.
E como todas as outras, menos a McLaren que quis ser diferente, o E20 também tem o dito do degrau no bico.
Vale notar que o degrau é bem menor que o demonstrado pela Ferrari no F2012, degrau este que está usando para que as equipes se adequem a regra que determina que os bicos tenham uma altura máxima de 55 centímetros em relação ao solo, por questões de segurança, pois em caso de colisões em “T” com a altura em que os bicos estavam, era possível que estes acertassem a cabeça de um piloto. Com regra atual, agora o bico do carro bateria na lateral do cockpit.
Agora o mistério é porque todos escolheram este degrau, visto que antigamente os bicos eram bem mais baixos como a McLaren MP4-22 de 2007 e que acho que serviu de inspiração para que a turma de Woking neste ano de 2012.
Abaixo uma comparação entre o MP4-27 e a F2012:
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Bico de Pato
A Ferrari e a Force Índia lançaram seus carros agora pouco e ambos seguem o desenho mostrado no Caterham.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Revolucionário?? Onde?
Olhando com o olho clínico e altamente especializado de um especialista em aerodinâmica (só que ao contrário), dá para notar que que eles irão remar contra a maré, pois o bico do carro não tem o degrau que foi visto no lançamento da Caterham e que dizem os especialistas, será a tônica dos carros deste ano devido ao novo regulamento.

McLaren sem o bico